.
Um dos maiores ícones da moda se foi.
Karl Lagerfeld faleceu dia 19/02/2019 aos 85 anos em Paris, cidade que chamava de “lar”. É impressionante como mentes criativas deixam um vazio imenso quando se vão. Abrir mão da própria zona de conforto e deixar um legado criativo tão grande não é para qualquer um.
Karl passou uma vida inteira se dedicando à criatividade na moda. E muito mais que criar roupas; reinventou conceitos, processos e construiu o futuro. Há quem diga que pessoas artísticas não são muito boas com negócios, mas Lagerfeld era um profissional completo. À frente da Fendi e da Chanel desde 1983, ele assumiu a missão de modernizar as marcas para que no futuro ela não virasse sinônimo de “velhinhas ricas”. A tarefa foi cumprida com maestria e a Chanel permanece sólida como umas das marcas de luxo mais importantes do mundo. Sempre atual. Sempre desejada.
Equilíbrio artístico é um conceito muito importante no mercado do luxo. Não adianta desenvolver peças conceituais demais e simplesmente não vendê-las. Por outro lado, criar referências muito óbvias pode afetar o status da marca e ser prejudicial para quem trabalha com luxo. Esse equilíbrio é muito complexo e muitos profissionais da área acabam se vitimizando por não encontrarem um denominador comum que funcione. Karl Lagerfeld não era uma dessas pessoas e entendia perfeitamente essa balança porque, além de artista, era também um homem que enxergava o mercado como ele é. Criatividade e vendas devem andar juntas, sempre. É a realidade nua e crua.
.
.
As passarelas eram uma tela em branco onde Lagerfeld criava desfiles incríveis. Ali, sim, ele se permitia desequilibrar e seu lado artístico aflorava de maneira impressionante.
Desfiles icônicos, como o da Fontana di Trevi, fizeram história no mundo da moda.
.
.
Observando a vida de Karl, acredito que seus maiores legados sejam a coragem e a autenticidade. Estamos cada dia mais covardes em relação à vida e frustrados por não realizarmos tudo que somos capazes. Ter a firmeza de ser quem somos nos leva a lugares inimagináveis.
Não deixem de se inspirar na vida dessa personalidade tão marcante.
Vida longa, criativa e produtiva é algo que eu desejo e, provavelmente, você também.
RIP, Lagerfeld.