Uma das coisas mais importantes numa viagem é a hospedagem, certo? É muito frustrante planejar tudo com o maior cuidado e chegando lá o hotel não era o que você esperava. E eu não tô dizendo que um hotel precisa ser caro ou barato, grande ou pequeno. Mas ele precisa SIM, ser aquilo que você espera naquele momento.
Bom, até aí tudo bem. A grande questão é: já reparou na quantidade de hotéis disponíveis no Brasil e no mundo? Gente, é de deixar qualquer um sem reação! São muitos!
Depois de muitas reservas furadas e bastante pesquisa, percebi que seguindo alguns pontos eu conseguia selecionar opções bem melhores! Então, são esses pontos que eu vou dividir com vocês.
1.Defina claramente o que você necessita naquela viagem
“Necessitar” é muito diferente de “desejar”. Ás vezes, a gente deseja um quarto com uma banheira maravilhosa pra relaxar quando, na verdade, a gente precisa mesmo é de uma mesa de trabalho legal com tomadas e telefone. Ou desejamos um hotel com o melhor café da manhã do mundo, mas estamos com crianças que precisam de espaço e diversão. É super importante definir direitinho as prioridades!
2.Quanto eu posso gastar?
O preço dos hotéis varia muito. Existem desde os mais baratos até os muito caros, então selecionar uma faixa de preço é essencial. Assim, sua busca fica restrita aquilo que você vai poder pagar e tudo fica mais fácil.
3.Localização
A localização é um dos pontos mais importantes na hora de escolher uma hospedagem. Se você já conhece a cidade, então deve ter uma boa ideia de onde gostaria de ficar. Caso contrário, pesquise as características dos bairros e encontre aqueles que mais tem a ver com você. Nessa hora, vale a pena verificar restaurantes, metrô e outros transportes coletivos, pontos turísticos e segurança.
4.Leia muitas opiniões
Nunca despreze os relatos de quem já ficou hospedado. Afinal, ninguém melhor que eles pra te ajudar. Nos próprios sites de reservas (Booking, Hoteis.com) é possível ler a opinião dos hóspedes. Minha dica aqui é dar prioridade ao público brasileiro porque os gringos às vezes tem percepções muito diferentes das nossas. No quesito higiene, por exemplo, somos bem exigentes em comparação às outras nacionalidades. Quando se trata de café da manhã, já vi estrangeiros reclamando fortemente por não encontrar pão sem glúten numa pousada de praia bem simples. Então, tente começar a leitura pelos brasileiros e, caso seja necessário, leia o restante.
5.Não confie nas fotos disponibilizadas pelo próprio hotel
Existe um “pequeno abismo” entre as fotos que o hotel coloca nos sites e as fotos que os hóspedes colocam nos sites hehehe. Lógico que o hotel provavelmente contratou um fotógrafo profissional, mas às vezes a diferença é surreal. Eu uso o Trip advisor pra isso e lá é legal porque tem tanto as fotos profissionais dos hotéis como as fotos dos hóspedes. Vale a pena comparar e ver se não estão te vendendo um “truque de photoshop”, sabe?
Gente, é isso! São dicas que, pra mim, fizeram toda diferença. Raramente sou surpreendida depois que comecei a observar esses detalhes. Ahhh não esqueça que todo lugar tem seus defeitos, então não adianta procurar o lugar perfeito! Outra coisa, às vezes dá uma preguiça, mas compartilhe suas experiências nos sites porque da mesma maneira que te ajudaram, você também pode fazer a diferença na escolha de outra pessoa. Espero muito ter ajudado!
Quais dessas dicas vocês já seguem? Tem outras pra compartilhar?
Beijos,
Lí