Falta pouco mais de quinze dias para o ano terminar e bate aquele sentimento tardio que ficamos devendo atenção e amor a nós mesmos ao longo dos meses que passaram.
Cedemos à correria do trabalho, trânsito, estudos e relacionamentos e esquecemos do autocuidado. Da gente com a gente mesmo.
Quando pensamos em fazer algo por nós mesmos, fazemos correlações muito rígidas como se precisássemos de algo grandioso para fazer valer aquele cuidado. Mas a verdade é que pequenas coisas já podem fazer uma diferença enorme no dia a dia! Antes algo pequeno FEITO do que algo grande NÃO FEITO. Parece óbvio, mas relutamos em agir nas pequenas coisas.
Por exemplo: muita vezes podemos melhorar nossa alimentação fazendo escolhas mais conscientes durante as refeições, mas preferimos continuar com todas as besteiras e fazer alguma mudança apenas quando estamos sob a supervisão de um super nutricionista. Entende o que quero dizer?
Outra armadilha de final de ano é achar que nada pode ser começado/recomeçado no mês de dezembro. Parece que o último mês do ano é um “café com leite” eterno. Tente se distanciar desse conceito! Por mais que eu ache genial a ideia de dividir o tempo em meses e anos, depender exclusivamente disso para ter motivação não é legal. A viarada do ano tem que ser um motivador a mais e não um limitador de ações. Eu mesma, esse ano, comecei a malhar no finalzinho de novembro e me fez tão bem que me arrependo por ter enrolado tanto.
Olha quantas coisas você ainda pode fazer!
.
1.Mudar o cabelo
Quando a gente muda o cabelo parece que tudo flui, né?
Busque algumas referências e vá em frente, sem medo. Não tem nada melhor!
.
2.Fazer massagem
Muita gente vê a massagem como algo de rico ou como uma futilidade extrema, mas não é bem assim. Tudo que proporciona qualidade de vida vale a pena ser pensado.
Hoje, existem várias franquias de massagem express com o preço bem mais acessível. E quem quiser gastar um pouquinho mais pode investir numa sessão mais completa. É uma delícia e faz um bem tão grande!
.
3.Dar uma geral no guarda roupa
Organizar o guarda roupa muda a vida. Não é exagero!
Tente dar uma geral no armário antes do ano terminar. Tenho certeza que você vai ficar bemmm mais leve. Se puder, separe doações e passe tudo para frente.
.
4.Começar uma nova rotina de pele
Cuidar da pele é um ato de cuidado que leva uns 15 minutinhos por dia. Mas a falta de tempo faz a gente atropelar tudo e, no máximo, lavar o rosto com um sabonete específico e só.
Procure um dermatologista e tire esse tempo para se cuidar. Não precisa começar com mil coisas: 2 ou 3 produtinhos já transformam uma pele. Com o tempo a gente não consegue mais abandonar e aí já virou rotina! Ahhh e não esqueça do filtro solar.
.
5.Ir ao dentista
Eu e quase 100% das pessoas não gosta de ir ao dentista, mas é necessário. Sabe aquela coisa que a gente fica adiando uma eternidade? Pois é, essa coisa é o dentista para mim.
Eu penso em marcar; desisto; aí invento uma desculpa; deixo para o mês que vem… uma enrolação!
Mas é tão bom quando finalmente estamos com a saúde da boca em dia. Tira um peso, sabe? E, se quiser, dá para aliar com um clareamento ou outro procedimento estético para ficar com o sorriso ainda melhor.
.
6.Estudar a Bíblia
É curioso pensar em como a Bíblia pode nos intimidar.
Nos surpreendemos com seu tamanho, achamos a leitura difícil e temos a certeza que nunca vamos conseguir terminar a leitura. Mas calma!
Ler e estudar a Bíblia nos ajuda a ter intimidade com Deus. Não se apegue ao tamanho e às dificuldades; só comece. Hoje temos versões com a escrita bem mais simples e vários guias para orientar a leitura. De pouquinho em pouquinho a gente chega lá.
.
7.Meditar
Meditar é cuidar da mente. Vivemos muito agitados, cheios de responsabilidades e a cabeça a mil.
Quando tiramos uns minutinhos para meditar, desaceleramos os pensamentos. E não, não estou dizendo que você precisa virar um expert em meditação, nada disso. Mas dê a você mesmo a chance de ficar em silêncio, respirar corretamente e esquecer tudo que está em volta.
Ahhh e tem post aqui no blog com 3 apps bem legais de relaxamento e meditação para te ajudar nessa missão hehehe. Dá uma olhadinha.
.
8.Mudar a decoração de um cantinho da casa
Às vezes enjoa ver a casa sempre igual, né? Os móveis no mesmo lugar, as mesmas cores, os mesmos objetos (ou a falta deles…).
E mais uma vez relutamos em mudar um pouco a casa porque desejamos uma reforma geral, que mude tudo. Queremos quebrar as paredes e sonhamos com a casa perfeita. Mas reforma não é lá a coisa mais simples e barata que existe e por que não mudar um pouquinho de cada vez?
Escolha um cômodo, ou mesmo um cantinho da casa, e mude. Têm vários e vários canais no Youtube de “DIY” que são absolutamente incríveis e ensinam todos os passos de como pintar uma parede, fazer objetos e reformar todo tipo de coisa.
Falta inspiração? Pinterest! Não tem desculpa!
.
Eu espero muito que você sinta que pode, sim, fazer algo legal ainda nesse ano. Às vezes cuidamos tanto dos outros que esquecemos de olhar para nós mesmos.
Nosso corpo e nossa mente são preciosos e merecem nossa atenção. Nunca mais caia na armadilha do final de ano fracassado e sem ação. Promete?
Agir é difícil, mas vale a pena.
Beijos,
Lí