E aí você tem a oportunidade de viajar ao Rio de Janeiro, mas é inverno. Todos os planos de praia e sol foram por água abaixo. Nada de areia e Havaianas no pés. E agora? Calma, eu vou te ajudar hehehe.
Bom, como carioca, a primeira coisa que tenho a dizer é que tem grandes chances SIM de você ir a praia no inverno. De verdade! Então, não custa nada trazer o biquíni e a saída de praia. Mas aqui nesse post vou considerar que o tempo está ruinzinho, nublado ou chovendo, tá?
O Rio é bem mais que a praia de Copacabana, mas acho que muita gente não sabe. A cidade tem boa comida, música e museus que superam qualquer dia chato de chuva!
Vem ver…
.
1) Comida de boteco
O Rio de janeiro é famoso pela comida de boteco. Bolinho de feijoada e caldinho de feijão com bacon são algumas das opções!
Como são comidas pesadas, combina demais com um clima mais ameno. A ideia aqui é sentar, pedir várias porções deliciosas e bater papão sem hora para acabar.
-Aconchego Carioca
Rua Barão de Iguatemi, 245 / Praça da Bandeira
Rua Rainha Guilhermina, 48 / Leblon
Village Mall / Barra da Tijuca
.
-Cachambeer
Rua Cachambi, 475
.
2) Museus / Centros culturais
A cidade é cheia de arte e, o melhor, de graça!
A maioria dos museus e centros culturais daqui tem entrada gratuita e muita coisa legal para ver. As exposições vão mudando ao longo do tempo, então vale a pena dar uma olhada na programação antes de ir.
Ahhh a maioria deles tem uma cafeteria anexa e eu duvido que exista algo melhor que o combo café + arte. AMO!
-Centro Cultral Banco do Brasil (CCBB)
Rua Primeiro de março / Centro
.
-Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476 / Gávea
.
-Museu do Amanhã
Praça Mauá / Centro
.
3) Espetáculos e shows
Continuando a missão de indicar lugares legais “à prova de chuva e frio”; assistir a um ballet, recital, peça de teatro ou show pode ser uma ótima ideia, né?
O Theatro Municipal (Praça Floriano / Cinelândia/ Centro) tem uma programação incrível e só o lugar, por si só, já vale a visita. Datado de 1909, ele foi todo reformado e posso falar sem exageros que é impecável. Lindo demais!
Os preços são bem democráticos e algumas sessões gratuitas.
.
Outro lugar interessante é o Shopping da Gávea. Nossa Lívia, mas um shopping? Sim! Lá tem 4 teatros cheios de peças legais, das mais clássicas até os “stand ups” de comédia que amamos.
Por fim, o Circo Voador (R. dos Arcos/ Lapa) é uma ótima opção para quem quer assistir shows de música. Com uma pegada mais intimista, a programação é variada e conta com shows de música popular brasileira, rock até atrações internacionais.
.
4) Confeitarias
Quem não ama um chá da tarde ou um cafezinho com bolo no final do dia? É muito bom!
O Rio tem vários cafés gostosos e, inclusive, já fiz post no blog contando meus favoritos aqui. E se você gosta de aliar comida com cultura vai adorar nossas tradicionais confeitarias.
A mais famosa é a Confeitaria Colombo (R. Gonçalves Dias, 32/ Centro). Todo mundo já ouviu falar! Serve salgados, doces incríveis e até almoço executivo. A arquitetura é linda e rende um monte de fotos. O preço é um pouco alto, mas vale a visita.
.
Outra confeitaria antiguinha é a Casa Cavé (R. Sete de Setembro, 137/ Centro). Também tem post completo aqui no blog!
Cheia de história, não deixe de provar o risole de camarão e o pastel de natas.
Delícia!
.
Viram como o Rio tem bastante opção no inverno? E nesse post foi só uma amostrinha. Espero que aproveitem muito!
Ficaram surpresos?
Beijos,
Lí