.
Huilo huilo é uma reserva biológica localizada na Patagônia, ao sul do Chile. No meio dos Andes, a reserva é um lugar muito especial; muito mesmo.
Com 100.000 hectares, a beleza é algo que eu não posso descrever. Cada pedacinho que conheci da floresta parecia ter saído de um conto de fadas e não é à toa que seu apelido é “floresta encantada’. A fauna e a flora encontradas por lá são únicas no mundo e fazem de Huilo Huilo um destino exclusivo para os viajantes.
Chegar até a reserva não é tão simples e, por isso, os brasileiros ainda estão descobrindo esse paraíso. E para chegar na reserva existem algumas opções:
-Voo até Santiago; depois mais um voo até Temuco (aeroporto mais próximo) e 3hrs de carro até a reserva;
-Voo até Santiago; depois descer de carro até a reserva. É bem longe e dá umas 10hrs parando para abastecer e usar o banheiro;
.
Quando incluí Huilo Huilo no meu roteiro do Chile tive muito dificuldade em entender como a reserva funcionava. Imaginei que fosse só chegar, escolher meu passeio e ser feliz. Mas não é bem assim!
Por ser muito grande, a reserva é dividida em portais e cada portal tem seus respectivos passeios. Essa informação é super importante na hora de montar o seu roteiro porque nem todas as atividades saem do mesmo portal.
Ao todo são 5 portais e cada um deles tem sua própria taxa de visitação, mas é possível comprar passes combinados que economizam bastante. Os passeios ainda se dividem em duas categorias: autoguiados e guiados. Ou seja, alguns podem ser feitos por conta própria enquanto outros somente com guia e aí, logicamente, são mais caros.
Tem muita coisa pra fazer: trilhas, cavalgadas, tirolesa, arvorismo, bike, fora as atividades específicas de verão como rafting, SUP e as de inverno como ski. Os preços variam de 3.000 pesos até 180.000 pesos mais ou menos. Tem para todo gosto e bolso.
.
Aqui a minha principal dica é PLANEJAMENTO.
Gente, sério, tirem um tempinho para planejar os passeios e façam mais ou menos assim:
-Comece pedindo a tabela completa de atividades e preços atualizados através do e-mail viajesporeldia@huilohuilo.com
-Anote todos os passeios que te interessam
-Verifique o portal e o tempo de duração de cada atividade
-Certifique-se de que os passeios são feitos no período em que você estará lá. Digo isso não só pela estação do ano, mas também pelos dias da semana. O teleférico, por exemplo, só abre aos finais de semana
-Monte o roteiro tentando otimizar o tempo e os deslocamentos
*Estrada de Pucón até Huilo Huilo
*Hotel Montaña Mágica; integra várias listas de hotéis mais incríveis do mundo
*Fiz 3 trilhas num dia só!
.
Muita gente me pergunta a quantidade ideal de dias em Huilo Huilo e isso depende do quanto de tempo você tem disponível e o quanto você está disposto a gastar. Atividades não faltam e é possível ficar 5, 7 dias tranquilamente, mas a hospedagem dentro da reserva é bastante cara. Algo em torno de R$1200/dia o casal só com café da manhã.
Ainda falando de hospedagens, a reserva biológica dá um show nesse quesito. São 4 hotéis incríveis, alguns temáticos, e com um nível de serviço bem alto. Todos eles são completamente integrados à floresta e sustentáveis. São realmente muito especiais! Vou fazer um post aqui no blog falando só das hospedagens, mostrando cada uma delas.
Outra informação importante é que não existe época ideal para visitação. Cada estação do ano reserva experiências específicas e diferentes, sabe? De qualquer forma, fiquei com muita vontade de voltar durante o inverno. A paisagem fica ainda mais linda, além de poder subir o vulcão Mocho e fazer atividades de neve nessa época do ano.
.
Pegue essas dicas:
-Se você está hospedado em Pucón e tem dúvidas se vale a pena ou não fazer um bate-volta até Huilo Huilo eu digo que sim, vale. Vai ser a experiência mais legal e mais completa? Não, não vai! Mais ainda sim, pra mim, vale a pena conhecer nem que seja um pouquinho da reserva;
-A estrada de Pucón até Huilo Huilo é MARAVILHOSA. Prepare-se para tirar muitas fotos;
-Minha rede de celular e dados, da Claro, não pegou nem na estrada e nem na reserva. Salve os mapas no celular para não depender da rede de dados depois;
-É possível, e muito mais barato, se hospedar em Puerto Fuy, vilarejo próximo à reserva;
-Os restaurantes dos hotéis são bem caros, mas existe uma cervejaria na própria reserva que serve lanches e pizzas mais em conta;
-A reserva oferece serviço de transfer. É só entrar em contanto e reservar;
-Também é possível chegar de helicóptero, mediante autorização prévia;
-Crianças vão aproveitar? Sim, vão amar. Vá sem medo!
.
Bom, espero ter esclarecido um pouquinho da dinâmica de Huilo Huilo pra vocês.
Quem tiver oportunidade, vá. De verdade, é um lugar incrível! Não desanimem pela distância, pelo clima, por nada… só vá e me conta depois hehehe
No próximo post vou falar um pouquinho sobre todos os hotéis da reserva, combinado?
Vale a pena, hein? São lindos!
Beijos,
Lí