pt-br en
InLifestyle

Natal em família: do céu aos caos em 5 segundos

.

Toc toc toc: dezembro bateu na porta.

Que loucura pensar que “ontem” mesmo começava o primeiro mês de 2018. Mas a realidade está aí para provar que já se passaram 11 meses e que, logo logo, estaremos reunidos ao redor da mesa para comemorar o natal e o ano novo.

Já perceberem que junto a essas datas surge uma série de desafios mentais e emocionais? Organizar a ceia, comprar presentes, decorar a casa, lidar com parentes que não nos damos muito bem e responder um monte de perguntas indiscretas são alguns deles. E tudo bem, TODO MUNDO passa por isso em algum momento.

Independente de qualquer coisa, isso não significa que não tenha nada que possamos fazer para passar por esse período mais tranquilos e menos estressados, né? A vida é feita de estratégias, então monte as suas e veja a diferença!

.

1.Não deixe tudo para cima da hora

Planejamento é uma ferramenta de ouro, sério! Muda a vida!

Sei que temos a mania de deixar tudo para o minuto final, mas causa tanto estresse que nós mesmos deveríamos nos proibir de agir assim.

Pegue um folha de papel e escreva tudo que precisa ser feito no mês de dezembro. Depois disso, defina prioridades e vá executando as tarefas de acordo com um prazo razoável. 

Mais ou menos assim, olha:

Dia 01/12 – Montar a decoração de natal

Dia 05/12 – Listar e comprar todos os presentes

Dia 10/12 – Comprar, para a ceia, tudo que não é perecível

Dia 20/12 – Preparar aqueles pratos que podem ser congelados ou armazenados na geladeira

Dia 23/12 – Caso você tenha o hábito, fazer as unhas e o cabelo (nunca deixe para o dia 24!!!)

.

2.Compras on-line podem te salvar

Comprar na internet é algo que pode facilitar muito na hora de comprar os presentes de natal. Enfrentar  os shoppings lotados gasta muita energia e, eu particularmente, acho estressante demais.

Mais fácil fazer uma listinha com tudo que precisa ser comprado e navegar pela internet no conforto de casa. Uma boa dica é evitar peças muito específicas como roupas, por exemplo. As modelagens variam muito e pode ser difícil acertar.

Livros, acessórios, chocolates e um bom vinho são opções mais certeiras! 

.

3.Bom humor e leveza

Reuniões de família podem ser bem desafiadores por “n” motivos. Acontece que, além das idades serem muito diferentes (o priminho de 5 e a vovó de 90), muitas vezes essa é uma das raras oportunidades de atualizar todo mundo sobre o que aconteceu ao longo do ano.

Notícias boas a gente adora passar para frente, né? Mas as não tão boas acabam sobrando para essas ocasiões. O que precisamos ter em mente é que, na maioria das vezes, ninguém pergunta detalhes da sua vida por maldade ou porque quer te chatear. Se prepare para ouvir questionamentos sobre relacionamentos, trabalho, filhos e até sobre o seu peso. É possível, sim, que um ou outro parente faça de propósito e aí o jeito é responder de maneira simplista e não se irritar.

Pense que reunir a família é cada vez mais difícil e que ter com quem compartilhar essas datas é uma benção. Algumas pessoas não tem a mesma sorte. Então releve qualquer comentário desnecessário ou opinião política contrária a sua e aproveite. Puxe um papo mais leve, fique perto das pessoas mais tranquilas e crie estratégias (de novo as benditas estratégias) caso precise tomar um ar. Ajudar na trilha sonora da noite e sugerir jogos de tabuleiro funciona bem.

.

Então, recapitulando, PLANEJAMENTO, PRATICIDADE E BOM HUMOR certamente vão deixar seu final de ano mais leve. Se você vive o caos todos os anos, tente fazer diferente dessa vez. 

Faça isso por você e esteja de coração aberto e mente descansada para a sua família nessa data tão especial!

Beijos,

 

De

você pode gostar

Comente/Reply