pt-br en
InLifestyle

Pare de chamar as pessoas de “tóxicas”

.

Nem sei quantas vezes ao dia leio a palavra “tóxica” aqui na internet. Sério, perdi as contas.

“Cuidado com as pessoas tóxicas” ou “5 dicas para identificar uma pessoa tóxica” ou “Relacionamentos tóxicos: como se livrar deles” são algumas das abordagens que mais vejo e que, com certeza, você também.

Quando paramos para nos analisar um pouquinho percebemos que todos os defeitos apontados nos outros nós também temos, em menor ou maior grau. Não podemos escapar disso porque somos humanos e chamar as pessoas ou os relacionamentos de “tóxicos” nos coloca num lugar de julgamento, de superioridade, que NÃO temos. Sinto informar.

Todo mundo acha que fulana é tóxica, que ciclano está num relacionamento super tóxico, que as notícias dos jornais e as redes sociais são tóxicas… tá, pode ser, mas já parou para pensar que a sua constatação não muda em absolutamente nada o ambiente em que vivemos? A única coisa que acontece é que, na sua cabeça, você se sente superior, se exime de qualquer responsabilidade (afinal, não sou eu que sou tóxica), justifica sua raiva, deixa levarem sua empatia e sua capacidade de agir.

Claro que existem pessoas ruins por aí, mas não temos o menor controle sobre elas. Reclamar que são isso ou aquilo faz com que a gente paralise e, em pouco tempo, todos nós estaremos envolvidos numa nuvem de exigências e, obviamente, sozinhos. A toxidade é uma distração!

“Ahhh Lívia, então você está dizendo que devemos ser melhores amigos das pessoas que nos fazem mal e nos enchem o saco?”. Não, né?

A ideia aqui é refletir dois pontos, vamos lá:

.

1.Quem é a pessoa que faz essas coisas? 

É muito mais aceitável que a sua avó velhinha seja “tóxica” reclamando sem parar da vida e das mil dores e doenças que ela tem do que uma pessoa saudável e com a vida toda pela frente, né? 

Avalie quem, como e em que contexto as pessoas são desagradáveis com você e com os outros.

.

2.O que eu posso fazer em relação a isso?

Pense no que você pode, efetivamente, fazer para melhorar ou mudar aquela situação.

Conversar ajuda? Tente! Devo me afastar? Pode ser uma ideia. Se eu mudar meu comportamento será que melhora? Mude.

Já pensou em fazer uma limpa nas redes sociais e começar a seguir apenas quem agrega alguma coisa legal? Ou então já pensou em diminuir a leitura de notícias em portais sensacionalistas que mais fazem mal do que informam?

A única maneira de mudar esse tipo de situação é agindo. Afinal, só temos controle sobre nós mesmos e não sobre os outros.

Seus pais são tóxicos? Ganhe seu próprio dinheiro, honre-os e vá viver sua vida.

Seu chefe é tóxico? Gere mais resultados que a toxidade dele.

Amigos tóxicos? Seja uma pessoa agradável e amorosa que sua vida vai se encher de boas companhias.

Namorado tóxico? Amadureça emocionalmente e busque sua felicidade.

.

Não troque sua vida e a sua saúde por um monte de reclamações, fofocas e rótulos. 

E se por qualquer motivo você tem dificuldades em agir ou mesmo não pode agir nesse momento, tente conversar com alguém; uma única pessoa de confiança. Reúna todos os esforços para fazer pelo menos isso e peça ajuda!

Precisando, estou aqui à sua disposição.

Beijos,

 

 

De

você pode gostar

Comente/Reply