O destino de viagem mais procurado do Brasil nesse 2019 é o Rio de Janeiro, claro.
Com praias lindas e paisagens de tirar o fôlego, o Rio pode ser uma viagem completa porque une natureza, cultura e gastronomia num só lugar.
Engraçado como algumas pessoas resumem a cidade à praia de Copacabana, né? Acho que é por ser um cartão postal tão famoso no mundo inteiro, mas a cidade vai bem além disso.
Se você vem turistar aqui no Rio ou mora por aqui e quer aproveitar mais a cidade, dá uma olhadinha nas dicas 🙂
.
1.Praia, praia e mais praia
Óbvio que as praias vem em primeiro lugar e, modéstia à parte, elas são lindas! A praia de Copacabana, Ipanema e Arpoador são clássicas e meio que não tem muito erro, todo mundo gosta.
Mas se quiser sair um pouco da caixinha, a cidade tem várias outras opções:
-Joatinga
*Foto Dayana Souza
É uma praia pequena e mais reservada que as outras. Não é tão fácil chegar lá e a disponibilidade de areia depende da maré. Então, sempre bom verificar antes.
Subindo a estrada do Joá você deve entrar em um condomínio fechado na rua Pascoal Segreto e seguir até a Sargento José da Silva onde tem a escada que leva até a praia.
Quem gosta de menos gente e mais tranquilidade vai adorar. E para quem surfa também vale a pena!
.
-Praia Vermelha
.
Localizada no bairro da Urca e fora do circuito tradicional do Rio, também é uma praia menor e mais calma. As águas são bem tranquilas, então é ótimo para quem está com crianças.
A areia da Praia Vermelha é mais escura e não tão bonita, mas a vista do Pão de açucar compensa facilmente! Além disso, por ser numa área militar, é uma região bem mais segura que o restante da cidade. Legal, né?
Apesar de pequena, tem sim serviço de barraca, cadeira, comidinhas e bebidas. E para quem gosta, tem caique e SUP para alugar porque ela é perfeita para a prática desses esportes.
.
-Grumari
A praia do Grumari é uma das mais lindas da cidade e ainda bastante intocada quando comparada as praias da zona sul da cidade. É cercada de verde e montanhas o que deixa a paisagem linda!
Grande e bem democrática, dependendo da localização é possível escolher entre águas mais calmas e até mesmo ondas.
A infraestrutura não é das melhores, então é melhor levar cadeira, barraca e algumas coisinhas para comer e beber. Ahhh e existe um limite de carros que podem estacionar próximo à praia, então chegue cedo!
.
2.Cultura
Sim, o Rio de janeiro oferece muitas opções culturais e acho super válido acrescentar um pouquinho de cultura mesmo no verão. Temos vários museus, centros culturais e teatros lindos com programações variadas para aproveitar!
.
-Centro cultural Jerusalém
.
O que tem de mais legal no CCJ é a exposição da maquete da cidade de Jerusalém que ocupa área de mais de 7 mil metros quadrados e foi construída por especialistas vindos de Israel. Além da maquete, recursos tecnológicos também são utilizados para ambientar os visitantes à época em questão.
Uma sala de leitura e um acervo de livros está disponível; assim como exposições variadas e palestras. E, claro, não poderia faltar um café para finalizar a visita do jeito que a gente ama.
Para saber a programação é só dar uma olhadinha no site, tá? O Centro cultural Jerusalém fica localizado no bairro de Del castilho, na avenida Dom Hélder Câmara, 3970.
.
-Instituto Moreira Salles
.
O IMS fica localizado no bairro da Gávea e só a casa que o abriga já vale a visita; JURO! A arquitetura é incrível, cheia de detalhes, e os jardins são do Burle Marx.
O instituto tem uma boa variedade de exposições e também cinema. Para completar, a área ao ar livre é maravilhosa e por lá tem um dos melhores cafés da cidade: o Empório Jardim. Delícia!
Outro detalhe é a disponibilidade de estacionamento que facilita bem o acesso, né?
.
-Real Gabinete Português Da Leitura
.
O Real Gabinete fica localizado no centro da cidade e é uma biblioteca fundada por imigrantes portugueses há mais de 180 anos!
A arquitetura é incrível e, por dentro, seria impossível descrever toda beleza. É de encher os olhos. A área de visitação foi reformada recentemente e está tudo lindo. É permitido fotografar, mas nunca esqueça que antes de ser um ponto turístico o lugar é uma biblioteca. Então, silêncio e discrição são essenciais.
Para completar, a entrada é gratuita.
Tem post completo sobre o Real Gabinete Português da Leitura aqui no blog, dá uma olhada.
.
3.Comidas e barzinhos
O Rio está numa fase muito legal quando o assunto é gastronomia. Vários restaurantes novos foram abertos, já temos estrelas Michelin por aqui e barzinho é o que não falta!
Tem para todos os gostos: desde os restaurantes mais requintados até os barzinhos tradicionais. Sempre com boa comida e bate papo na mesa.
.
-Jockey Club Brasileiro
.
Comer bem é quase unanimidade quando falamos de viagem, né? Tem coisa melhor que conhecer lugares lindos e ainda provar um monte de comidas gostosas?
O Jockey fica na Lagoa e, além da vista incrível, conta com vários restaurantes legais. Conheço quase todos e cada um é perfeito para uma ocasião diferente. Ao todo, são 8 estabelecimentos variados que vão desde carnes até uma cervejaria artesanal.
*Bagatelle – Francês mediterrâneo
*Inverso Gávea – Restaurante informal com bar
*Prado Co. – Cozinha variada com sambinha e sertanejo
*Victoria Rio – Cozinha contemporânea, pizza e japonês
*Camolese – Restaurante, cervejaria e cafeteria
*Maguje – Restaurante e cervejaria
.
Ahhh e vale a pena ficar de olho porque durante o verão rola programação especial com eventos gastronomicos e festas.
.
-Quiosques e bares
Já foi o tempo em que os quiosques da praia vendiam apenas camarão frito e salgadinhos embalados. A cada verão que passa os quiosques ficam mais modernos e cheios de novidades.
Acho que o mais legal do quiosque é o finalzinho de tarde, no pós-praia. Uma vantagem do horário de verão é que dá pra chegar na praia por volta de quatro horas da tarde e aproveitar um solzinho gostoso até umas sete e meia da noite. Aí depois você sai da areia e vai curtir um pouquinho nos quiosques.
Dá uma olhadinha!
.
-Pesqueiro Gastro Beach
.
Na praia da Reserva, o Pesqueiro funciona desde cedo até quatro da manhã durante os finais de semana do verão. Durante o dia tem uma enorme variedade de pratos com frutos do mar/petiscos e, quando o sol vai embora, uma seleção de djs deixa o quiosque com cara de baladinha.
Se quiser aproveitar a praia com conforto, o Pesqueiro também oferece day use. Bom, né?
.
-Armazém São Thiago
.
Inaugurado em 1919 no bairro de Sata Teresa, o Armazém São Thiago é um daqueles lugares que todo mundo ama.
O atendimento é bem informal, mas ágil, e a comida de boteco é de comer ajoelhado. Tem todos os bolinhos que você possa imaginar (amo!), bolovo, carne-seca acebolada, empadinhas e mais um monte de petiscos incríveis. Vale muito à pena visitar!
.
-Bracarense
*Foto Baixa Gastronomia
Um clássico do Leblon e da cidade do Rio, o Bracarense ganhou meu coração desde o dia em que provei a coxinha deles. Pois é! A coxinha é incrível: crocante, bem sequinha e com o recheio temperadinho. Já vale a visita, né? Hehehe
O sanduíche de pernil com abacaxi também é ótimo, mas o cardápio tem bolinho de bacalhau, empadinhas e todo tipo de comida boa. Sempre que fui lá achei o atendimento agradável. Sim, eles atendem bem e isso é raridade aqui no Rio, infelizmente.
Assim como os cariocas, o ambiente é bem informal e descontraído. No pós-praia é perfeito!
.
Animados com as sugestões?
Espero que vocês aproveitem MUITO a cidade e façam um roteiro um pouquinho fora do comum.
É bom às vezes, né?
Beijos,
Lí